quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

DDS - DO DIA

RADIAÇÃO
As radiações são ondas eletromagnéticas que se expandem a uma determinada velocidade. Sua energia varia desde níveis pequenos até níveis mais elevados. A luz, os raios X e as microondas são as formas mais conhecidas da radiação.
O fato é que há anos ela está sendo intensamente utilizada na vida humana, tanto na área da medicina, no dia-a-dia, quanto nas armas bélicas, sendo de uma utilidade indiscutível. 
Beneficamente, a aplicação da radiação em alguns exames de diagnósticos médico, é um recurso de extremo auxílio. Nesta área da saúde, são inúmeros métodos de aplicação, assim como a radioterapia, a tomografia, a radiografia e a mamografia. Em geral, esse recurso é empregado em tratamentos de tumores cancerígenos.
A alegria do homem não para na área medicinal, ela se expande também nas áreas industrial e científica, pois a radiação é utilizada para obter energia nuclear e também nos estudos dos elementos, através da organização molecular e atômica.
Por outro lado, essa alegria pode chegar ao fim quando a radiação entra em contato direto com os seres vivos, fazendo com que, desta vez, apareça seu lado maléfico, predominando as lágrimas nas faces humanas.
Dentre os malefícios da radiação, está a capacidade de afetar a vida do feto que está em desenvolvimento no organismo da mãe, provocando alterações em sua estrutura genética. O descendente tem a possibilidade de trazer conseqüências ao nascer, como problemas de saúde, assim como a perda de membros ou necessidades básicas para a sua sobrevivência. Um exemplo foi o acidente desastroso ocorrido na usina de Chernobyl, na Ucrãmia, em 1986, que matou milhares de pessoas.
Enfim, assim como várias das descobertas e práticas humanas, a radiação é só mais um exemplo desta eterna contradição de prós e contras.

Colaboradora: TST Talita


Nenhum comentário:

Postar um comentário