quinta-feira, 17 de abril de 2014

Deputada Janete Capiberibe cobra providências federais para acidente no Jari

politica4-janete
A deputada federal Janete Capiberibe (PSB/AP) cobrou, em discurso no Plenário da Câmara, providências quanto ao acidente na Hidrelétrica de Santo Antônio do Jari, dia 29 de março, quando uma barragem provisória, chamada ensecadeira, se rompeu. A obra do Ministério das Minas e Energia tem licenças do IBAMA e é tocada pelas empresas EDP – Energias do Brasil, S.A. e Cesbe S.A. Engenharia e Empreendimentos. Dos quatro operários da RentalMax desaparecidos no acidente, o trabalhador do Maranhão foi encontrado. Ainda faltam dois de Brasília e um do Piauí.

O presidente da sessão determinou que a Câmara comunique o apelo da deputada Janete ao ministro Edson Lobão, das Minas e Energia. A deputada também quer que a segurança na obra seja aprimorada.

A socialista foi procurada em Brasília por familiares dos traba-lhadores que reivindicam assistência das empreiteiras às famílias e aos colegas. Eles denunciaram que a barragem havia apresentado vazamento durante o dia anterior e que houve negligência das empresas no início daquele turno de trabalho, já que os trabalhadores da RentalMax tinham acabado de chegar de viagem e não tiveram tempo para reconhecer o canteiro.

Apesar de ser uma obra federal, ainda no dia 29, o governador Camilo Capiberibe determinou todos os esforços do Governo do Estado na busca dos corpos e assistência aos trabalhadores.

A hidrelétrica iniciada em Agosto de 2011 vai gerar 373 Megawatts, suficiente para abastecer 3 milhões de habitantes.

Fonte: Diário do Amapá

Nenhum comentário:

Postar um comentário