quarta-feira, 9 de abril de 2014

Primeira etapa da Conferência Estadual de Saúde do Trabalhador inicia nesta quarta-feira

 Agência Amapá
Foto: Renato Bariani
Inicia nesta quarta-feira, 9, a primeira etapa da 2ª Conferência Estadual de Saúde do

 Trabalhador e Trabalhadora (CESTT). A macrorregional Macapá (Região de Saúde Central) acontece no prédio do Sindicato dos Servidores Públicos Federais Civis do Amapá (Sindsep), situado à Avenida Almirante Barroso, nº 21, no Centro. A etapa da macrorregional Macapá se encerra na quinta-feira, 10.
A programação acontece das 9 às 18 horas, com a participação de representantes dos municípios de Macapá, Pedra Branca do Amapari, Itaubal do Piririm, Cutias do Araguari, Ferreira Gomes, Porto Grande e Serra do Navio. O evento deve reunir cerca de 250 pessoas entre delegados e convidados.
O presidente do Conselho Estadual de Saúde (CES), Roberto Bauer Melo de Lima, que preside a Conferência de Saúde do Trabalhador e Trabalhadora no Estado, avalia que o momento será fundamental para que esses municípios, integrantes da Região de Saúde Central, possam debater definir e aprovar as políticas públicas a serem aplicadas, com o objetivo de melhorar a saúde e, consequentemente, a qualidade de vida do trabalhador e da trabalhadora residentes nesses lugares.
"É importante destacar que trabalhadores e trabalhadoras de todos os segmentos podem participar das etapas macrorregionais da Conferência Estadual de Saúde do Trabalhador e Trabalhadora. A conferência é voltada a todos os trabalhadores e trabalhadoras, inclusive aos profissionais da área da saúde", salientou.
Políticas públicas
Segundo o secretário de estado da Saúde, Jardel Nunes, as macrorregionais são fundamentais para que, durante as discussões, sejam extraídas as principais demandas que envolvem a saúde do trabalhador e da trabalhadora. Propostas que, de acordo com ele, serão defendidas nas etapas estadual e nacional.
Jardel Nunes salientou que o Amapá vem priorizando a execução das ações que norteiam as políticas de saúde do trabalhador e da trabalhadora. No âmbito da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), os projetos e ações focados na melhoria da saúde do trabalhador e da trabalhadora são executados pelo Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) de Macapá e Santana.
Etapas da Conferência
A etapa estadual da 2ª Conferência de Saúde do Trabalhador e Trabalhadora acontece de 4 a 6 de junho, em Macapá, enquanto que 4ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador e Trabalhadora, com o tema "Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, Direito de Todos e Todas e Dever do Estado", será de 10 a 13 de novembro, em Brasília.
Antes, o Amapá realizará ainda, nos dias 24 e 25 deste mês, a etapa Macrorregional (Região de Saúde Sudoeste), com sede em Santana, com a presença de representantes das cidades de Santana, Laranjal do Jari, Vitória do Jari e Mazagão.
A última será a Macrorregional (Região de Saúde Norte), que acontecerá em Oiapoque nos dias 28, 29 e 30. A etapa da Região Norte contará com a participação de representantes de Oiapoque, Calçoene, Amapá, Tartarugalzinho e Pracuúba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário