terça-feira, 23 de setembro de 2014

Programa Visão para Todos! Novos pacientes que passarão por Cirurgia de catarata passam por triagem

Foto: Álvaro Sá
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) iniciou na segunda-feira, 22, a triagem de pacientes para cirurgia de catarata. A ação faz parte do programa Visão para Todos, que, nessa etapa, vai realizar quatro mil procedimentos. O serviço foi retomado pelo Governo do Amapá e já soma três mil cirurgias.
Na segunda-feira foi feita a triagem de 80 pacientes e nesta terça-feira, 23, mais 120 pessoas serão avaliados. As cirurgias começam na quarta-feira, 24, com uma média de 45 procedimentos/dia, e prosseguem até o dia 30 de setembro.
O aposentado Santana Alberto de Almeida, do município de Portel, no Estado do Pará, é um dos 200 pacientes que passam por triagem nesses dois primeiros dias de ação. Para ele, a oportunidade de fazer cirurgia de catarata não tem preço. Em Portel, o serviço é oferecido apenas pela rede particular. "Fomos avisados de que o Governo do Amapá oferecia na rede pública, então viemos em busca do meu tratamento", frisou.
A agricultora Maria Edith Ferreira Santos é outra que será submetida à operação. Ela reside na comunidade do Pacuí e contou que ficou sabendo do programa Visão para Todos por uma amiga. "Não tenho como pagar particular. Esse projeto é excelente e sei que, além de mim, tem ajudado muita gente".
Novo ambiente
O serviço de triagem dos pacientes previamente cadastrados no programa Visão para Todos é feito em um novo ambiente. O local funciona no prédio onde antes era o Sistema de Regulação, atrás da Sesa.
Totalmente climatizado, o espaço conta com três consultórios oftalmológicos, sala de espera com cadeiras, balcão de atendimento, sala administrativa, cozinha, sala de arquivo e de faturamento.
Fonte: Agência Amapá

Nenhum comentário:

Postar um comentário