quinta-feira, 3 de abril de 2014

Defesa Civil confirma subida do rio Jari acima do nível nornal

CID4-RIO JARI PRINCIPAL
O rio Jari subiu 40 centímetros acima do nível normal nessa quarta-feira, 2. O registro de subida na régua de maré foi de 1,6 metro, colocando em estado de alerta as autoridades. A informação foi confirmada pelo coordenador da Defesa Civil Estadual, coronel Jerilson Oliveira. Uma equipe com dez militares do Corpo de Bombeiros segue ainda hoje para o município de Vitória do Jari, a 213 quilômetros de Macapá, onde a cheia afeta várias famílias.

“Se o rio atingir 1,9 metro a situação será ficará crítica, podendo ser decretado estado de emergência. Estamos monitorando a subida do rio de hora em hora. Já montamos um plano de ação para evacuar a área caso haja necessidade. Famílias estão sendo orientadas a manter contato com amigos e parentes que morem em áreas mais altas no caso de precisarem ser abrigadas”, disse o coordenador por telefone. 

Segundo o coordenador, a grande preocupação nesse momento são as chuvas que caem na cabeceira do rio Jarí. “Existe um estudo que mostra que as enchentes de maior proporção ocorrem a cada quatro anos no rio Jari. A última ocorreu em 2010, deixando centenas de pessoas desalojadas. Por tabela, a cheia do rio Jari também afeta o município de Laranjal”, completou o coronel.

Semana passada o volume de água do rio Jari provocou o rompimento de uma ensecadeira na hidrelétrica de Santo Antônio do rio Jari. Quatro operários desapareceram. Um corpo foi encontrado próximo a barragem. Os bombeiros procuraram pelos outros desaparecidos.

Fonte Diário do Amapá

Nenhum comentário:

Postar um comentário