quarta-feira, 13 de julho de 2016

Ministerio do Turismo divulga novo Mapa de municipios com potencial turístico! Na região Norte, o destaque vai para o Oeste do Pará.

Enquanto que o Amapá foi na mesma direção do Brasil com redução de municipios com potencial turístico, o Oeste do Pará tem número de municípios ampliados. O destaque da região vai para os municípios de Monte Alegre, Juruti, Óbidos, Alenquer e Prainha.
O Mapa do Turismo Brasileiro é um instrumento de orientação para a atuação do Ministério do Turismo Brasileiro no desenvolvimento de políticas públicas, tendo como foco a gestão, estruturação e promoção do turismo, de forma regionalizada e descentralizada. A construção é feita em conjunto com os órgãos de turismo dos estados e municípios.

Dentro da metodologia, as cidades contempladas nas categorias A, B e C contam com 95% dos empregos formais em meios de hospedagem 87% dos estabelecimentos formais de meios de hospedagem, 93% do fluxo doméstico e têm fluxo internacional.
O conjunto de municípios dos grupos D e E, reúne características de apoio às cidades geradoras de fluxo turístico. Muitas vezes são aquelas que fornecem mão-de-obra ou insumos necessários para atendimento aos turistas.
Pelo mapa, Santarém aparece na categoria B. O município de Oriximiná compõe classificação C. A cidade de Belterra, D. Os novos municípios incluídos no mapa, como
Juruti, Monte Alegre, Óbidos, Alenquer e Prainha possuem classificação D.
Pará
No Pará, o mapa ganhou novas cidades em sua composição, passando de 23 para 65 o número de municípios participantes nas seis regiões turísticas: Amazônia Atlântica (24 cidades); Tapajós (12); Xingú (8); Marajó (9); Belém (5) e Araguaia-Tocantins (7). Em todo o país, foram identificados 2.175 municípios em 291 regiões turísticas.

Com informações do G1 Santarém e Região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário