Google+ Followers

quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Dilma amplia vantagem sobre Aécio! Data Folha a diferença é de seis pontos e oito no Ibope

imageOs institutos Datafolha e o Ibope divulgaram nesta quinta-feira (23) pesquisas que mostram que a presidenta Dilma Rousseff, candidata à reeleição, aumentou a vantagem sobre o adversário tucano Aécio Neves ficando isoladamente na frente em ambos os levantamentos.
 
Na pesquisa Datafolha, Dilma tem 53% das intenções de votos válidos, enquanto Aécio Neves ficou com 47%. Com a margem de erro dois pontos percentuais para mais ou para menos, Dilma está na dianteira fora do empate técnico com seis pontos de vantagem.
Nas quatro pesquisas anteriores do Datafolha, a situação sempre foi de empate técnico, sendo nas duas primeiras, com o tucano numericamente à frente (ambas por 51% a 49%). Nas duas últimas, a candidata reverteu o quadro e passou a ficar numericamente à frente, com 52% contra 48%.
Em votos totais, Dilma alcança 48%, Aécio atinge 42%. Brancos e nulos somam 5%. Outros 5% dizem não saber em quem votar.
Também subiu a avaliação do governo Dilma no Datafolha, passando de 42% para 44%, sendo o melhor patamar desde junho de 2013.
Votar em Aécio: “de jeito nenhum”
Por outro lado, aumentou a rejeição ao candidato tucano. A pesquisa mostra que 41% dos eleitores afirmam que não votam em Aécio “de jeito nenhum”. Em duas semanas, a rejeição dele, que era de 34%, subiu 7 pontos. A taxa de rejeição de Dilma, por sua vez, caiu 6 pontos e agora é de 37%.
O Datafolha ouviu 9.910 pessoas na quarta (22) e nesta quinta (23), por encomenda da Rede Globo.
Na pesquisa Ibope, Dilma também está na frente isoladamente, enquanto o tucano perde 5 pontos em uma semana. A candidata à reeleição tem 54% dos votos válidos contra 46% do candidato tucano, abrindo uma diferença de oito pontos de vantagem.
Nos votos totais, Dilma tem 49% contra 41% do tucano. Há 3% de indecisos e 7% de eleitores que pretendem anular ou votar em branco.
Em comparação à pesquisa anterior do Ibope, Dilma cresceu seis pontos nos votos totais (43% para 49%), enquanto Aécio perdeu quatro pontos (45% para 41%). A diferença de dois pontos veio dos indecisos, que eram 5% e agora são 3%. Não mudou a taxa de brancos e nulos.
Entre os votos válidos, Dilma cresceu de 49% para 54%, enquanto Aécio caiu de 51% para 46%.
A pesquisa mostra também o aumento da rejeição ao tucano, que passou de 35% para 42% do eleitorado. Já Dilma manteve 36%.
Também dá Dilma na resposta espontânea
Na resposta espontânea de intenção de voto, na qual o eleitor diz em quem vai votar sem ver a cartela circular com os nomes dos candidatos, Dilma tem 47% e Aécio, 39%. Brancos e nulos somam 7% e 6% de indecisos.
A pesquisa foi feita entre segunda (20) e quarta-feira (22) com 3.010 eleitores em 203 municípios de todas as regiões do País.
Com informações de agências